Garagista,


Robôs são demais! Além de uma ótima forma de aprender diversos assuntos do mundo da tecnologia.

Claro que a resposta a essa pergunta depende do tipo de robô que você tem em mente, mas sugerimos aqui o básico, baseado no que indicamos para os garagistas mais iniciantes:


Chassi, eixos, motores e rodas (ou esteiras)

Se você pretende utilizar motores retirados de outros aparelhos, tenha atenção com a corrente e tensão de operação. Um motor que "puxa" muita corrente pode queimar os seus drivers, e drivers mais "parrudos" são muito mais caros. Além disso, verifique como irá acoplar o motor às rodas ou esteiras, essa parte sempre dá trabalho.

Existem kits para robótica com preços razoáveis que já acompanham toda essa parte mecânica. Alguns incluem ainda as pilhas ou clips de bateria. Veja as opções disponíveis para todos esses itens nos links abaixo:

Robótica: http://www.labdegaragem.com.br/pt/robotica

Chassis e Plataformas: http://www.labdegaragem.com.br/pt/robotica/chassis-e-plataformas 


Drivers

Se você irá utilizar o Arduino, ou mesmo algum microcontrolador avulso como "cérebro" do seu robô, jamais ligue os motores direto na placa ou chip. Você irá queimá-lo! Apesar de na saída da placa ou chip aparecer uma tensão de 5V, ele só conseguirá fornecer poucas dezenas de miliamperes (mA), seu motor poderá facilmente "puxar" centenas de mA, e vai queimar sua placa.

Para isso existem os drivers, eles recebem sinais da placa controladora e liberam mais ou menos corrente para o motor vinda de uma fonte de alimentação (pilhas ou baterias). Alguns drivers são feitos em forma de shield para Arduino, outros como placas avulsas, ambos funcionam bem.

Veja a seção de drivers para motores na nossa loja e verifique a corrente que cada um pode suportar, e se essas correntes são compatíveis com o motor que retende utilizar:

Drivers: http://www.labdegaragem.com.br/pt/controle


Alimentação

Não seria interessante o seu robô ficar com um cabo USB ligado ao PC, não apenas porque nós defendemos a liberdade dos robôs em ir e vir, mas principalmente porque seu robô provavelmente irá consumir mais potência do que sua porta USB será capaz de fornecer. Assim, ou você terá um robô depressivo (como o Marvin do Guia do Mochileiro...) ou teremos um garagista depressivo por ter uma porta USB a menos em sua vida.

Assim, considere o uso de pilhas ou baterias. As plataformas sugeridas no início desse artigo geralmente já tem suporte de pilhas, permitindo o uso de pilhas recarregáveis inclusive, e já na tensão necessária para os motores. Mas se você pretende usar sua própria bateria, verifique a tensão fornecida e quanto os motores e placas necessitam.

 

Sensores

Robôs são entidades antenadas ao mundo que os rodeiam. Para que eles enxerguem, ouçam e "sintam", eles precisam de sensores. Veja algumas ideias:

Sensores de ultrassom para detectar objetos à frente

Sensores de luz (para encontrar locais de recarga dos painéis solares)

Sensores de som (microfones para reagir a ruídos)

Sensores de temperatura (só porque são legais)

Verifique a seção de sensores do Lab de Garagem em: http://www.labdegaragem.com.br/pt/sensores


Comunicação

Talvez você queira controlar o seu robô, enviando comandos para os motores, ou ainda configurações especiais para ativar o modo secreto do plano maligno de conquista planetária.

Mas se você não anda cheirando tanta fumaça de solda como nós, pode querer algo mais útil como ler dados dos sensores, definir trajetos a percorrer e outras coisas não menos úteis. Assim, considere as seguintes possibilidades:

Bluetooth

Wi-Fi

RF (radio frequência)

Existem diversos módulos com baixo custo no mercado que colocarão você em contato constante com seu robô. Veja na seção comunicação tudo o que temos disponível: http://www.labdegaragem.com.br/pt/comunicacao


Tutoriais e Projetos

No Lab de Garagem, tanto nós da equipe como membros da comunidade, elaboramos dezenas de tutoriais e projetos com robôs (sim, a gente curte mesmo), então, acesse o link abaixo e veja alguns. Ou dê uma "garimpada" em nossa rede social. Você vai encontrar muita coisa bacana.

Robôs

Rede Social


Boa sorte!