Antes de mais nada... manter a calma. Não mande seu Arduino para a UTI do Lab de Garagem ainda. Você pode fazer alguns testes e colocar sua placa em ação agora mesmo. 

Lembre-se que o Arduino é uma placa microcontrolada que executa um código que você escreve. O que é mais provável? A placa estar se negando a obedecer seus comandos, ela estar com defeito ou algum pequeno mal entendido de programação ou configuração (jamais erro)?

Mas se o problema é simplesmente não ligar ou não subir o código, pode até ser defeito mesmo, mas vamos testar a hipótese do mal entendido primeiro?

Vamos lá...

1. Desconecte tudo da sua placa. Se você se empolgou e já partiu para a montagem do robô detector de pernilongos antes ao menos de piscar o LED, tudo bem, a gente chega lá, mas antes vamos fazer o básico, desconecte jumpers e demais acessórios.

2. Conecte o cabo USB a placa Arduino e ao PC. O LED PWR ou ON na placa acende? Ótimo! Ela está viva! Se outro LED estiver piscando não há problema. Não se preocupe!

3. Desconecte o cabo USB do seu computador.

4. Instale a última versão do Software Arduino IDE. Você poderá baixá-lo em www.arduino.cc

5. Se você estiver utilizando o Garagino, EasyBlack, AutomationBoard, ou algum módulo de conversão USB/Serial baseado no chip da FTDI FT232, poderá ser necessária a instalação do driver. Você poderá baixá-lo no site: http://www.ftdichip.com/Drivers/VCP.htm

6. Reconecte o cabo USB à placa e ao PC.

7. No Software Arduino IDE, vá em "Ferramentas", depois em "Placas", e selecione o modelo da placa. Para as placas Garagino, EasyBlack e AutomationBoard, escolha a opção "Arduino UNO".

8. Agora vá em "Ferramentas", depois em "Porta" e verifique quais opções aparecem. Deve aparecer ao menos uma opção, como COM15, por exemplo, selecione-a. Em outros sistemas operacionais você poderá ver opções diferentes, verifique a que corresponde a serial ou USB e selecione-a.

Se nenhuma porta serial aparecer verifique a instalação do driver e o cabo USB.

9. Clique em "Arquivos", depois "Exemplos", em seguida "Básicos" e selecione "Blink". Uma janela nova se abrirá com o código do exemplo "Blink". Esse código faz o LED da placa piscar (esse LED já vem conectado ao pino 13 na placa).

10. Clique no botão "Upload" ou em "Sketch" e depois "Upload". O código será verificado, depois os LEDs de comunicação na placa piscarão algumas vezes e uma mensagem no software indicará o final da programação da placa.

Se aparecer alguma mensagem de erro, possivelmente é um problema de comunicação, então revise os passos acima.

11. Se tudo correu bem, o LED na placa deve estar piscando. Isso significa que você está pronto apara aquele projeto que estava na gaveta.


Caso tenha encontrado problemas, entre em contato. A galera do Lab de Garagem sempre estará pronta para ajudar no que for possível.


Boa sorte!